SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Medição da temperatura corporal em crianças: Estudo comparativo entre o método de medição axilar e timpânicoAdaptação transcultural e evidências da validade da eHealth Literacy Scale para uso no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

CRUZ, João Ricardo Miranda da; ESCANCIANO, Susana Rodríguez; MARCOS, Ana Belén Casares  e  PIMENTEL, Maria Helena. Unidade local de saúde: Um modelo de integração vertical dos cuidados de saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21061.  Epub 31-Maio-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21061.

Enquadramento:

As unidades locais de saúde (ULS) concretizam a integração de cuidados de natureza vertical, reunindo numa única entidade e com a mesma gestão, diferentes níveis de cuidados.

Objetivos:

Analisar o modelo organizacional das ULS e os potenciais ganhos económicos e em saúde.

Metodologia:

Estudo exploratório em que participaram cinco ULS que se localizam na zona norte e interior de Portugal. Os dados analisados incidiram sobre o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, qualidade dos cuidados, eficiência produtiva e desempenho económico-financeiro, referentes ao período de 2015 a 2018. A fonte dos dados foi a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Resultados:

Pela análise dos dados da ACSS e da ERS parece haver evidência de que o modelo organizativo em ULS não traduz na prática ganhos económicos e em saúde.

Conclusão:

Na génese das ULS está o objetivo de criar uma melhor interligação dos diferentes níveis de cuidados, concluindo-se que este modelo de governação não aporta o valor acrescentado que teoricamente previa.

Palavras-chave : instituições de saúde; administração de serviços de saúde; modelos organizacionais; qualidade da assistência à saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )