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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
BARROS, Josiane Kelly de; OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de; SOUZA, Rosane Clys de Barros e YAMAGUCHI, Mirian Ueda. Adaptação transcultural e evidências da validade da eHealth Literacy Scale para uso no Brasil. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21066. Epub 13-Jun-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21066.
Enquadramento:
Literacia digital em saúde é a capacidade de procurar, encontrar, entender e avaliar informações sobre saúde em fontes eletrónicas para a resolução de problemas de saúde.
Objetivo:
Adaptar transculturalmente a versão portuguesa da eHealth Literacy Scale e analisar as evidências de validade psicométricas da versão brasileira.
Metodologia:
Análise do conteúdo foi realizada pelo coeficiente de validação de conteúdo e o constructo por análise fatorial exploratória e confirmatória, e medidas de confiabilidade. A validade convergente foi obtida pela variância média extraída e validade concorrente pelo coeficiente de Pearson.
Resultados:
Obteve-se coeficiente de validação de conteúdo de 0,86, alfa de Cronbach de 0,90 e índices aceitáveis para validade de constructo. As cargas fatoriais indicaram valores adequados entre 0,65 e 0,88 para modelo unidimensional.
Conclusão:
A versão brasileira apresenta confiabilidade e validade consistentes para auxiliar estudos de literacia digital em saúde de utilizadores das redes sociais digitais no Brasil. Contudo, deve ter-se em consideração a limitação deste estudo, uma vez que a amostra populacional apresentou escolaridade e rendimentos superiores à média brasileira.
Palavras-chave : estudo de validação; educação em saúde; letramento em saúde; promoção da saúde; psicometria.