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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
FIGUEIREDO, Maria Henriqueta de Jesus Silva et al. Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21073. Epub 14-Jun-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21073.
Enquadramento:
O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade.
Objetivo:
Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar.
Metodologia:
Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos.
Resultados:
Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico.
Conclusão:
As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.
Palabras clave : modelo de enfermagem; estudantes de enfermagem; aprendizagem; competências clínicas.