SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Dor e articulação do punho na artrite reumatoide: O impacto na capacidade funcionalIatrogenias na prestação de cuidados de enfermagem: A perspetiva dos enfermeiros da área médico-cirúrgica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

BERNARDES, Rafael A.; PARREIRA, Pedro; SALGUEIRO-OLIVEIRA, Anabela  e  CRUZ, Arménio Guardado. Funcionalidade e aprendizagem de um dispositivo de reabilitação para doentes pós-enfarte: Perspetiva de enfermeiros de reabilitação. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21032.  Epub 08-Jul-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21032.

Enquadramento:

A patologia cardiovascular constitui uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal. Para a promoção da recuperação funcional da pessoa, o desenvolvimento de dispositivos de reabilitação é uma prioridade importante.

Objetivos:

Descrever dois protótipos do Ablefit a nível da funcionalidade e aprendizagem para doentes pós-enfarte.

Metodologia:

Investigação qualitativa com recurso a grupos focais. Foram recrutados enfermeiros especialistas em reabilitação por amostragem de conveniência.

Resultados:

Foram incluídos 16 participantes no estudo. Os protótipos são funcionalmente distintos, possibilitando o beta maior variação de resistência e introdução de progressão a nível do programa de exercícios. A função de biofeedback introduzida posteriormente permite adaptação do programa e facilita o regresso a casa. A cicloergometria para membros inferiores incluída no alfa é uma vantagem significativa e deverá ser melhorada.

Conclusão:

O protótipo alfa apresenta menos características funcionais e facilidade de aprendizagem que o beta, sendo limitativo na modulação da resistência dos exercícios, bem como na incapacidade de monitorizar os parâmetros fisiológicos. Recomenda-se explorar a funcionalidade de biofeedback em futuros protótipos.

Palavras-chave : enfermagem em reabilitação; infarto do miocárdio; reabilitação cardíaca; projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )