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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
ARAUJO, Lia et al. Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21109. Epub 13-Jul-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21109.
Enquadramento:
A pandemia mudou significativamente as rotinas sociais e académicas dos estudantes do ensino superior.
Objetivo:
Identificar os níveis de saúde mental de estudantes do ensino superior e fatores associados.
Metodologia:
Estudo transversal com amostra de conveniência de 567 estudantes (idade média 23,92, ± 8,36; 63,8% feminino), que responderam a um questionário online no início do segundo confinamento, que incluiu o General Health Questionnaire (GHQ-28), aspetos sociodemográficos, académicos e as principais mudanças ocorridas durante a pandemia.
Resultados:
A pontuação média do GHQ foi 29,18 (± 12,99) e as menores e as maiores pontuações médias foram obtidas nas subescalas depressão grave (3,55 ± 4,46) e disfunção social (11,44 ± 3,81), respetivamente. 60,5% registou risco para problemas mentais. Os participantes que identificam alterações laborais têm melhor saúde mental. Quem identifica alterações nas rotinas familiares tem maior sintomatologia depressiva e quem identifica alterações nas relações familiares maior sintomatologia ansiógena e insónia.
Conclusão:
Urge considerar a saúde mental dos estudantes, promovendo estratégias para minimizar o impacto da pandemia, nomeadamente na disfunção social.
Palabras clave : saúde mental; COVID-19; ensino superior; estudantes.