SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Iatrogenia en los cuidados de enfermería: La perspectiva de los enfermeros del área médico-quirúrgicaEvaluación del Journal Club como estrategia pedagógica en la enseñanza de enfermería: Perspectiva de los estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

ARAUJO, Lia et al. Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21109.  Epub 13-Jul-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21109.

Enquadramento:

A pandemia mudou significativamente as rotinas sociais e académicas dos estudantes do ensino superior.

Objetivo:

Identificar os níveis de saúde mental de estudantes do ensino superior e fatores associados.

Metodologia:

Estudo transversal com amostra de conveniência de 567 estudantes (idade média 23,92, ± 8,36; 63,8% feminino), que responderam a um questionário online no início do segundo confinamento, que incluiu o General Health Questionnaire (GHQ-28), aspetos sociodemográficos, académicos e as principais mudanças ocorridas durante a pandemia.

Resultados:

A pontuação média do GHQ foi 29,18 (± 12,99) e as menores e as maiores pontuações médias foram obtidas nas subescalas depressão grave (3,55 ± 4,46) e disfunção social (11,44 ± 3,81), respetivamente. 60,5% registou risco para problemas mentais. Os participantes que identificam alterações laborais têm melhor saúde mental. Quem identifica alterações nas rotinas familiares tem maior sintomatologia depressiva e quem identifica alterações nas relações familiares maior sintomatologia ansiógena e insónia.

Conclusão:

Urge considerar a saúde mental dos estudantes, promovendo estratégias para minimizar o impacto da pandemia, nomeadamente na disfunção social.

Palabras clave : saúde mental; COVID-19; ensino superior; estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )