SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Iatrogenias na prestação de cuidados de enfermagem: A perspetiva dos enfermeiros da área médico-cirúrgicaAvaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

ARAUJO, Lia et al. Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21109.  Epub 13-Jul-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21109.

Enquadramento:

A pandemia mudou significativamente as rotinas sociais e académicas dos estudantes do ensino superior.

Objetivo:

Identificar os níveis de saúde mental de estudantes do ensino superior e fatores associados.

Metodologia:

Estudo transversal com amostra de conveniência de 567 estudantes (idade média 23,92, ± 8,36; 63,8% feminino), que responderam a um questionário online no início do segundo confinamento, que incluiu o General Health Questionnaire (GHQ-28), aspetos sociodemográficos, académicos e as principais mudanças ocorridas durante a pandemia.

Resultados:

A pontuação média do GHQ foi 29,18 (± 12,99) e as menores e as maiores pontuações médias foram obtidas nas subescalas depressão grave (3,55 ± 4,46) e disfunção social (11,44 ± 3,81), respetivamente. 60,5% registou risco para problemas mentais. Os participantes que identificam alterações laborais têm melhor saúde mental. Quem identifica alterações nas rotinas familiares tem maior sintomatologia depressiva e quem identifica alterações nas relações familiares maior sintomatologia ansiógena e insónia.

Conclusão:

Urge considerar a saúde mental dos estudantes, promovendo estratégias para minimizar o impacto da pandemia, nomeadamente na disfunção social.

Palavras-chave : saúde mental; COVID-19; ensino superior; estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )