SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI issue1The mental health of polytechnic higher education students in the COVID-19 pandemicPromotion of healthy lifestyles in early childhood: The perspectives of family members and experts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

MOREIRA, Isabel Maria Pinheiro Borges; LOBAO, Catarina Alexandra Rodrigues Faria; CARRAGETA, Maria do Céu Mestre  and  GONCALVES, Rui Filipe Lopes. Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21054.  Epub July 14, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv210054.

Enquadramento:

O Journal Club (JC) é definido como uma reunião educacional na qual, em ambiente informal, se proporciona um fórum de discussão que aproxima consensos, fomenta a partilha e a transferência de conhecimentos, incorporando a evidência científica na prática clínica.

Objetivos:

Conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem sobre a utilização do JC como estratégia pedagógica ao longo do ensino clínico.

Metodologia:

Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem mista no que diz respeito ao tratamento dos dados. O questionário foi construído e disponibilizado online e contou com a participação de 55 estudantes.

Resultados:

Os estudantes fizeram uma avaliação positiva desta estratégia de ensino aprendizagem. Como principais vantagens identificaram a aproximação da prática à evidência científica e o desenvolvimento de habilidades de avaliação crítica dos artigos. Como desvantagem apontam a exigência de habilidades de pesquisa entre outras.

Conclusão:

O JC revelou-se uma estratégia gratificante e promissora na medida que se adequa aos vários desafios que a formação de enfermeiros enfrenta, nomeadamente na integração da evidência científica na prática clínica, no desenvolvimento de habilidades de pesquisa e na síntese da evidência.

Keywords : ensino; enfermagem; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )