SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI issue1Promotion of healthy lifestyles in early childhood: The perspectives of family members and expertsEthical problems in hospital clinical experiences of nursing students and professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

VAZ, Jéssica Cardoso et al. Situações de vulnerabilidade vivenciadas por familiares na hospitalização de crianças com condição crónica. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21098.  Epub July 18, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21098.

Enquadramento:

A vulnerabilidade é classificada como uma tríade de elementos individual, social e programático.

Objetivo:

Conhecer situações de vulnerabilidade individual, social e programática vivenciadas por familiares durante a hospitalização de crianças com condição crónica.

Metodologia:

Pesquisa qualitativa desenvolvida com 10 familiares de crianças com condição crónica que estiveram hospitalizadas, utilizando-se análise temática. As informações foram colhidas de junho a agosto de 2018, por meio de observação simples, entrevista semiestruturada e diário de campo.

Resultados:

Identificou-se como vulnerabilidades individual, a sobrecarga do familiar; social, a acomodação dos familiares; e programática, a distância geográfica de seu domicílio do hospital. Como condições que minimizaram as vulnerabilidades evidenciou-se o atendimento dos serviços de saúde e os cuidados que receberam dos profissionais.

Conclusão:

Conhecer as situações de vulnerabilidade vivenciadas pelas famílias possibilita implementar estratégias de cuidado mais inclusivas e efetivas, visando ampliar o acesso aos serviços de saúde e aos profissionais, oferecer acolhimento às necessidades e incentivar a participação da família e a criação de redes de apoio.

Keywords : criança; doença crónica; família; enfermagem pediátrica; vulnerabilidade em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )