SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Contributos para a adaptação face ao surgimento de uma situação de perturbação neurocognitiva na famíliaQualidade de vida em idosos não institucionalizados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

VAZ, Ivo Filipe Mendes  e  LANDEIRO, Maria José da Silva Lumini. Utilização das tecnologias pelos enfermeiros gestores no processo de gestão. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21147.  Epub 06-Out-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21147.

Enquadramento:

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) oferecem uma multiplicidade de ferramentas na área da saúde. Com a sua utilização é esperado que os enfermeiros gestores possam gerir os recursos disponíveis eficientemente.

Objetivo:

Identificar o perfil tecnológico dos enfermeiros gestores.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo e exploratório. A amostra é constituída por 74 enfermeiros gestores que preencheram um questionário sobre o uso das TIC na gestão. Os dados foram tratados com recurso a análise estatística e descritiva.

Resultados:

Os enfermeiros gestores têm mais de 51 anos, mais de 28 anos de exercício profissional e mais de 11 anos na gestão. Adquiriram conhecimento sobre informática através da autoaprendizagem. As tecnologias mais conhecidas e utilizadas pelos enfermeiros gestores são o e-mail e a vídeo conferência.

Conclusão:

Este estudo permitiu conhecer o perfil tecnológico dos enfermeiros gestores e identificar as tecnologias que podem ser usadas para melhorar os processos de gestão e a prestação de cuidados.

Palavras-chave : tecnologia da informação e comunicação; gestão em saúde; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )