SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI issue1Co-construction of a caregiver-monitoring modelThe advantages of the in-person nursing consultation to the person submitted to ambulatory surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

COSTA, Jéssika Suellen da; MORAES, Erika Sana; CARMONA, Elenice Valentim  and  MENDES-CASTILLO, Ana Márcia Chiaradia. O cuidado centrado na família em unidade de terapia intensiva neonatal: Conceções dos técnicos de enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21144.  Epub Sep 28, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21144.

Enquadramento:

O cuidado centrado na criança e na família (CCCF) em unidades neonatais possui diversos benefícios como diminuir o sofrimento dos pais pela sua participação e autonomia, aumento do aleitamento materno, diminuição de sequelas da prematuridade.

Objetivo:

Compreender as conceções de técnicos de enfermagem sobre o CCCF praticado em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN).

Metodologia:

Investigação qualitativa desenvolvida em UTIN de um hospital-escola localizado no interior de São Paulo, Brasil, com entrevistas abertas e semiestruturadas junto a seis técnicos de enfermagem. Os dados foram analisados por análise temática, à luz dos pressupostos do CCCF.

Resultados:

Foram encontrados seis temas - Incluir a família no cuidado, Promover a aproximação da unidade familiar, Acolher a unidade familiar, Partilha de informações com a família, Reconhecer a UTIN como ambiente stressor à família e Limitações para oferecer o CCCF na UTIN.

Conclusão:

O estudo evidenciou limitações na compreensão do CCCF pelos profissionais de enfermagem e a necessidade de incluir o assunto na formação dos futuros profissionais e em atividades de educação continuada.

Keywords : enfermagem familiar; comunicação; enfermagem neonatal; família; unidade de terapia intensiva neonatal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )