SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI issue1The advantages of the in-person nursing consultation to the person submitted to ambulatory surgeryCannabis use, risk grade, and polydrug use in Portuguese adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

PAIVA-SANTOS, Filipe Manuel et al. A influência do ambiente de prática de enfermagem nos cuidados omissos e na individualização dos cuidados. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e22003.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22003.

Enquadramento:

O ambiente de prática de enfermagem (APE) influencia a qualidade dos cuidados de saúde, a prática de cuidados centrados na pessoa e a segurança dos doentes. Concretamente, prestar cuidados seguros engloba não deixar cuidados omissos.

Objetivo:

Analisar a influência do APE nos cuidados omissos e na individualização dos cuidados.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo e correlacional, desenvolvido em três serviços de internamento de um hospital de oncologia em Portugal. A perceção dos enfermeiros acerca do APE foi avaliada pela Practice Environment Scale of the Nurse Work Index, sendo-lhes também solicitado que identificassem os cuidados omissos do último turno por falta de tempo. A perceção das pessoas internadas acerca da individualização dos cuidados prestados foi avaliada recorrendo à Individualized Care Scale Patient.

Resultados:

Participaram 66 enfermeiros e 40 pessoas internadas. O APE global foi avaliado como desfavorável. O serviço com ambiente no limiar favorável reportou menos cuidados omissos. As pessoas internadas perceberam os cuidados como sendo individualizados.

Conclusão:

O APE identificado pode colocar em causa a qualidade dos cuidados prestados.

Keywords : ambiente de prática de enfermagem; cuidados centrados na pessoa; cuidados omissos; qualidade dos cuidados de saúde; investigação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )