SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI issue1Wound healing: In vitro effects of the pharmacotherapeutic use of sunflower oil (Helianthus annuus)Experiences of violence in the daily life of female drug users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

FERREIRA, Manuela et al. Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21134.  Epub Nov 21, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21134.

Enquadramento:

A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não conclusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno.

Objetivos:

Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior.

Metodologia:

Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas.

Resultados:

Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes.

Conclusão:

Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.

Keywords : evasão escolar; ensino superior; aprendizagem; emoções; desempenho académico; sucesso académico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )