SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Tratamiento de heridas: Efectos in vitro de las aplicaciones farmacoterapéuticas del aceite de girasol (Helianthus annuus)Experiencias de violencia en la vida cotidiana de las mujeres consumidoras de drogas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

FERREIRA, Manuela et al. Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21134.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21134.

Enquadramento:

A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não conclusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno.

Objetivos:

Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior.

Metodologia:

Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas.

Resultados:

Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes.

Conclusão:

Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.

Palabras clave : evasão escolar; ensino superior; aprendizagem; emoções; desempenho académico; sucesso académico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )