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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
FERREIRA, Manuela et al. Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21134. Epub 21-Nov-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21134.
Enquadramento:
A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não conclusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno.
Objetivos:
Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior.
Metodologia:
Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas.
Resultados:
Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes.
Conclusão:
Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.
Palabras clave : evasão escolar; ensino superior; aprendizagem; emoções; desempenho académico; sucesso académico.