SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Tratamento de feridas: Efeitos in vitro de aplicações farmacoterapêuticas do óleo de girassol (Helianthus annuus)Vivências de violência no quotidiano de mulheres consumidoras de drogas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

FERREIRA, Manuela et al. Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolar. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21134.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21134.

Enquadramento:

A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não conclusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno.

Objetivos:

Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior.

Metodologia:

Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas.

Resultados:

Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes.

Conclusão:

Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.

Palavras-chave : evasão escolar; ensino superior; aprendizagem; emoções; desempenho académico; sucesso académico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )