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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

SILVEIRA, Stelacelly Coelho Toscano et al. Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós-graduação em enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21139.  Epub 02-Fev-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21139.

Enquadramento:

A ação e raciocínio pedagógico são sustentadas por fontes e conhecimentos base para o ensino, que subsidiam as fases do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos.

Objetivo:

Analisar as relações entre a trajetória de acesso às fontes de conhecimento base e as fases da ação e raciocínio pedagógicos de professores permanentes de programas de pós-graduação em enfermagem, bem como as suas implicações para a formação didático-pedagógica.

Metodologia:

Métodos mistos, 28 docentes permanentes de dois programas de pós-graduação stricto sensu (PPGENF) da Região Norte do Brasil. A colheita dos dados ocorreu em três etapas, fontes documentais (Plataforma Sucupira e Lattes) e (1) entrevista. Análise qualitativa - método de comparações constantes, e quantitativa (estatística descritiva, à luz de conceitos de Shulman).

Resultados:

Acesso às fontes de conhecimento na trajetória, a sabedoria adquirida durante a prática docente e experiência como estudante, melhora o raciocínio pedagógico dos professores nas fases de compreensão, transformação e ensino.

Conclusão:

O raciocínio pedagógico dos professores sugere fragilidades no estímulo à formação didático-pedagógica curricular em ambos os PPPGENF.

Palavras-chave : docentes; educação de pós-graduação em enfermagem; educação em enfermagem; currículo; instituições de ensino superior.

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