SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1La experiencia de los padres que acompañan a sus hijos en cuidados paliativos pediátricos: Scoping reviewAnálisis del concepto de culpa: De la divergencia conceptual a sus implicaciones para la investigación en enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

SILVA, Margarida Moreira da; FIGUEIREDO, Maria Henriqueta; COUTINHO, Verónica  y  COELHO, Adriana Raquel Neves. Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21107.  Epub 30-Sep-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21107.

Contexto:

As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura.

Objetivo:

Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar.

Método de revisão sistemática:

Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados.

Apresentação e interpretação dos resultados:

Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real.

Conclusão:

As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar.

Palabras clave : enfermagem familiar; enfermagem; estudantes de enfermagem; revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )