SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI issue1Pedagogical methodologies in family health nursing: Scoping reviewResearch Initiation Rotations: Research initiation Program for undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

REIS, Hugo  and  DEODATO, Sérgio. Análise ao conceito de culpa: Da divergência conceptual à sua implicação para a investigação em enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e20178.  Epub June 06, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20178.

Enquadramento:

A culpa apresenta-se como um fenómeno alvo de estudo em várias áreas do conhecimento, inclusive em enfermagem. Contudo, a definição do seu conceito apresenta divergências entre as várias disciplinas, e tal emerge como um dos principais obstáculos à realização de estudos sobre o tema.

Objetivo:

O presente estudo, resultante de uma revisão narrativa da literatura, tem como objetivo apresentar uma análise conceptual ao conceito de culpa, refletindo concomitantemente sobre a necessidade de realizar um estudo sobre a definição do conceito face à vivência do fenómeno nos pós-cuidadores.

Principais tópicos em análise:

Definição do conceito de culpa à luz da filosofia, ciências jurídicas e enfermagem, e apresentação da necessidade de mapear o conceito como ponto de partida fundamental para a produção de conhecimento científico.

Conclusão:

O conceito de culpa é apresentado na literatura científica como um conceito multidisciplinar com múltiplos significados. O mapeamento do conceito de culpa numa população e contexto específicos apresenta-se como um ponto de partida fundamental para a condução de estudos futuros sobre a problemática.

Keywords : culpa; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )