SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI issue1How to measure and explore heterogeneity in a meta-analysis: Key methodological strategiesHomeless population and COVID-19: Reflections in light of nursing theories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

SANTOS, Ises Adriana Reis dos; AMESTOY, Simone Coelho  and  SILVA, Gilberto Tadeu Reis da. Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21117.  Epub Nov 18, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21117.

Enquadramento:

Este ensaio teórico apresenta uma reflexão sobre o uso dos preceitos teóricos de Peter Senge, com a organização de aprendizagem a partir das cinco disciplinas e da ecologia da liderança, como instrumentos para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros em ambiente hospitalar.

Objetivo:

Refletir acerca dos conceitos da organização de aprendizagem de Peter Senge, a partir das disciplinas do pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipa, como um recurso para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros.

Principais tópicos em análise:

Análise teórica-reflexiva dos conceitos, definições e aplicação da organização de aprendizagem com as cinco disciplinas e a ecologia da liderança na perspectiva de Peter Senge.

Conclusão:

O emprego da organização de aprendizagem de Peter Senge fomenta a reflexão acerca do desenvolvimento da liderança por enfermeiros, o que se coaduna com a necessidade de atuação de profissionais preparados nos serviços.

Keywords : liderança; enfermagem; aprendizagem; papel do profissional de enfermagem; administração de serviços de saúde; organização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )