SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Pessoas em situação de rua frente à COVID-19: Reflexões à luz de teorias de enfermagemUn dilema actual: ¿El uso de sujeciones como técnica terapéutica garantiza la dignidad de la persona? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

QUEIROS, Paulo Joaquim Pina et al. Enfermeiros em Portugal no tempo de Nightingale. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e20209.  Epub 08-Jun-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20209.

Contexto:

No século XIX assistimos à modernização hospitalar, à afirmação da ciência médica, e ao desenvolvimento exponencial da atividade dos enfermeiros.

Objetivo:

Contribuir para o conhecimento dos enfermeiros, em Portugal, no século de Nightingale.

Metodologia:

Histórica com análise e explicação de um passado acedido através do exame das suas marcas e da sua representação mental. Considerando não uma simples narrativa, mas uma descrição, tanto quanto possível explicativa.

Resultados:

Transformação ao longo de todo o século, da atividade dos enfermeiros, visível no espaço conquistado nas estruturas hospitalares, na criação do ensino, num movimento lento em direção à plena profissionalização.

Conclusão:

No século de Nightingale, um contínuo de profissionalização e disciplinar dos saberes, que está na origem da enfermagem como profissão e disciplina de conhecimento.

Palavras-chave : história da enfermagem; escolas de enfermagem; enfermeiros; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )