SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1  suppl.1Atribuciones del enfermero en los servicios de acogimiento institucional a niños y adolescentes: Un estudio DelphiMotivación para la práctica de actividad física en estudiantes de enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

RUSCH, Maiara Helena; NEPOMUCENO, Patrik; SANTOS, Polliana Radtke dos  y  POHL, Hildegard Hedwig. Estilo de vida, características sociodemográficas, ocupacionais e dor em profissionais de enfermagem com lombalgia. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, suppl.1, e21035.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21035.

Enquadramento:

A lombalgia é frequente em enfermeiros e técnicos de enfermagem, profissionais que exercem atividades ocupacionais distintas.

Objetivo:

Comparar estilo de vida, características sociodemográficas e ocupacionais e perceção de dor de enfermeiros e técnicos de enfermagem com dor lombar.

Metodologia:

Estudo transversal, quantitativo, descritivo e analítico. Atenderam aos critérios 53 profissionais atuantes no ambiente hospitalar. Estes responderam um questionário adaptado e o STarT Back Screening Tool (SBST-Brasil). A dor mensurou-se pela Escala Visual Analógica da Dor.

Resultados:

A amostra foi composta por profissionais do sexo feminino, sendo 81% técnicas de enfermagem e 19% enfermeiras. Quanto a caracterização sociodemográfica, observou-se diferença significativa para classe socioeconómica (p = 0,039). Também há diferença estatística para o turno de trabalho (p = 0,001) ao analisar a caracterização do trabalho a partir da categoria profissional.

Conclusão:

Apesar de exercerem funções laborais distintas, há diferença significativa somente para classe socioeconómica e turno de trabalho; as demais variáveis não se relacionaram com a categoria profissional. Essas informações são importantes para o desenvolvimento de novas estratégias para a prevenção da dor lombar.

Palabras clave : condições de trabalho; dor lombar; estilo de vida; profissionais de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )