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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins; PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins; PINTO, Cândida Assunção Santos y SANTOS, Célia Samarina Vilaça de Brito. Validação de uma intervenção educacional para promover comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro: Técnica e-Delphi. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, suppl.1, e21051. Epub 15-Jun-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21051.
Enquadramento:
Embora as evidências internacionais demonstrem que a promoção da saúde melhora a qualidade de vida e otimiza vários comportamentos de saúde dos sobreviventes de cancro, os programas educacionais dirigidos aos sobreviventes de cancro em Portugal são escassos.
Objetivos:
Validar o conteúdo e a estrutura de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro.
Metodologia:
Conduziu-se um e-Delphi modificado, com três rondas de questionários online. Participaram 26 dos 30 enfermeiros peritos convidados.
Resultados:
Os peritos chegaram a consenso para inclusão de 25 itens relacionados com a estrutura e 110 relacionados com o conteúdo. Os peritos admitiram uma intervenção de quatro a oito sessões presenciais, com possível inclusão de um familiar ou em grupo, reforçaram a ideia de preparação inicial dos enfermeiros, pronunciaram-se sobre os critérios de inclusão dos participantes e cimentaram a utilização da linguagem classificada para suportar o conteúdo.
Conclusão:
O consenso obtido entre os peritos produz robustez e consistência à intervenção educacional em desenvolvimento e promoverá a saúde dos sobreviventes de cancro.
Palabras clave : técnica delfos; enfermagem prática; enfermagem oncológica; estilo de vida saudável; promoção da saúde.