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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins; PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins; PINTO, Cândida Assunção Santos  e  SANTOS, Célia Samarina Vilaça de Brito. Validação de uma intervenção educacional para promover comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro: Técnica e-Delphi. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, suppl.1, e21051.  Epub 15-Jun-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21051.

Enquadramento:

Embora as evidências internacionais demonstrem que a promoção da saúde melhora a qualidade de vida e otimiza vários comportamentos de saúde dos sobreviventes de cancro, os programas educacionais dirigidos aos sobreviventes de cancro em Portugal são escassos.

Objetivos:

Validar o conteúdo e a estrutura de uma intervenção educacional em enfermagem para promover os comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancro.

Metodologia:

Conduziu-se um e-Delphi modificado, com três rondas de questionários online. Participaram 26 dos 30 enfermeiros peritos convidados.

Resultados:

Os peritos chegaram a consenso para inclusão de 25 itens relacionados com a estrutura e 110 relacionados com o conteúdo. Os peritos admitiram uma intervenção de quatro a oito sessões presenciais, com possível inclusão de um familiar ou em grupo, reforçaram a ideia de preparação inicial dos enfermeiros, pronunciaram-se sobre os critérios de inclusão dos participantes e cimentaram a utilização da linguagem classificada para suportar o conteúdo.

Conclusão:

O consenso obtido entre os peritos produz robustez e consistência à intervenção educacional em desenvolvimento e promoverá a saúde dos sobreviventes de cancro.

Palavras-chave : técnica delfos; enfermagem prática; enfermagem oncológica; estilo de vida saudável; promoção da saúde.

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