SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2Contenido de la información compartida: Del discurso a la documentación en la toma de decisiones clínicas en enfermeríaMedidas de protección contra el COVID-19 desde la perspectiva de los profesionales sanitarios: Un estudio transversal y analítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

ALBINO, Mariana João Jorge; ROSA, Amorim Gabriel Santos  y  MARQUES, Maria Isabel Dias. Eficácia de uma intervenção de enfermagem para prevenção de comportamentos violentos de doentes psicóticos em contexto forense. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22034.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22034.

Enquadramento:

As psicoses são caraterizadas por distorções do pensamento, da perceção e emoções inadequadas. Em contexto forense, cabe ao enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica prevenir comportamentos violentos através de intervenções psicoterapêuticas.

Objetivo:

Caraterizar a situação clínica dos participantes relativamente às variáveis: funcionamento social, atividades socialmente úteis, relações pessoais e sociais, comportamento perturbador e agressivo, assertividade e sinais precoces de agressão; avaliar a eficácia de um programa de intervenção para treino de competências sociais e diminuição de preditores de violência.

Metodologia:

Estudo pré-experimental, com delineamento de pré e pós-teste com grupo único, cuja amostra foram 15 doentes internados em serviços de psiquiatria forense.

Resultados:

O programa demonstrou-se eficaz, observando-se mudanças estatisticamente significativas a nível das relações pessoais, dos comportamentos perturbadores e agressivos e dos sinais precoces de agressão.

Conclusão:

O treino de habilidades sociais e de autocontrolo traduziu-se na melhoria dos indicadores clínicos e na reabilitação psicossocial dos participantes, contribuindo para uma melhor (re)integração na família e na comunidade.

Palabras clave : esquizofrenia; psicose; habilidades sociais; violência; psiquiatria forense.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )