serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

MATOS, Tânia dos Santos; MARTINS, Jacinta Pires    FELIX, Andreia. Reabilitação precoce à pessoa em situação crítica com fraqueza muscular adquirida em UCI: Um estudo quasi-experimental. []. , serVI, 2, e22057.   06--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22057.

Enquadramento:

A fraqueza muscular adquirida em cuidados intensivos é uma complicação importante e a reabilitação precoce potencia uma melhoria dos resultados na pessoa em situação crítica.

Objetivo:

Analisar os resultados na pessoa em situação crítica com diagnóstico de fraqueza muscular adquirida em cuidados intensivos, sensíveis à intervenção de enfermagem de reabilitação.

Metodologia:

Estudo quasi-experimental, com amostra não probabilística constituída por 80 pessoas, distribuídas em grupos experimental e de controlo. Os grupos receberam o mesmo padrão de cuidados de enfermagem de reabilitação, diferindo em quantidade e frequência consoante o intervalo temporal.

Resultados:

Os participantes do grupo experimental apresentaram maior independência funcional na transferência, maior força muscular no momento da alta, diminuição do número médio de dias de sedação, de ventilação mecânica invasiva, e de internamento e do score do Therapeutic Intervention Scoring System 28 na alta.

Conclusão:

O aumento em quantidade e frequência da intervenção de enfermagem de reabilitação permitiu uma melhoria dos resultados na pessoa em situação crítica.

: cuidados críticos; resultados de cuidados críticos; enfermagem em reabilitação; debilidade muscular.

        · |     · |     · ( pdf )