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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

COSTA, Constança; FERREIRA, Paulo Alexandre    SILVA, Ana Catarina. Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea. []. , serVI, 2, e22062.   07--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22062.

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Enquadramento:

A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas.

Objetivo:

Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo.

Resultados:

A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia.

Conclusão:

A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.

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Background:

Ischemic coronary disease is one of the leading causes of death in Portugal. As a chronic disease, it is imperative to develop skills for effective behavioural change and a higher level of acceptance and adherence to the recommendations provided.

Objective:

To assess the impact of an online nursing education programme, considering socio-demographic characteristics, cardiovascular risk factors, lifestyle, clinical indicators, adherence to pharmacological therapy, therapeutic self-care skills, literacy and acceptance of the use of technology.

Methodology:

Quantitative, descriptive, experimental study, with a before-after design and control group.

Results:

The educational intervention resulted in a decrease in weight, abdominal circumference, body mass index, blood pressure, cholesterol, blood glucose, and in increased acceptance of the participants about their clinical condition and use of technology.

Conclusion:

The implementation of a structured teaching program constitutes a good methodology for improving clinical indicators, increasing adherence to pharmacological therapy, capacity for therapeutic self-care, health literacy, lifestyle and acceptance of technology by the participants.

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Marco contextual:

La cardiopatía isquémica es una de las principales causas de muerte en Portugal. Al tratarse de una enfermedad crónica, es imprescindible desarrollar competencias eficaces de cambio de comportamiento y un mayor nivel de aceptación y adherencia a las recomendaciones proporcionadas.

Objetivo:

Evaluar el impacto de un programa educativo de enfermería en línea, teniendo en cuenta las características sociodemográficas, los factores de riesgo cardiovascular, el estilo de vida, los indicadores clínicos, la adherencia al tratamiento farmacológico, la capacidad de autocuidado terapéutico, la alfabetización sanitaria y la aceptación del uso de la tecnología.

Metodología:

Estudio cuantitativo, descriptivo, experimental, con un diseño antes-después y un grupo de control.

Resultados:

La intervención educativa se tradujo en una disminución del peso, del perímetro abdominal, del índice de masa corporal, de la tensión arterial, del colesterol y de la glucemia, así como en una mayor aceptación de los participantes sobre su estado clínico y el uso de la tecnología.

Conclusión:

La implementación de un programa de enseñanza estructurado es una buena metodología para mejorar los indicadores clínicos, aumentar la adherencia a la terapia farmacológica, la capacidad de autocuidado terapéutico, la alfabetización sanitaria, el estilo de vida y la aceptación de la tecnología por parte de los participantes.

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