serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

COSTA, Constança; FERREIRA, Paulo Alexandre    SILVA, Ana Catarina. Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea. []. , serVI, 2, e22062.   07--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22062.

Enquadramento:

A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas.

Objetivo:

Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo.

Resultados:

A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia.

Conclusão:

A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.

: enfermagem; programa educativo; intervenção coronária percutânea; prevenção secundária; intervenção online.

        · |     · |     · ( pdf )