SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2Reabilitação precoce à pessoa em situação crítica com fraqueza muscular adquirida em UCI: Um estudo quasi-experimentalAnálise da incidência de sinais e sintomas relacionados à exposição ocupacional ao fumo cirúrgico na residência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

COSTA, Constança; FERREIRA, Paulo Alexandre  e  SILVA, Ana Catarina. Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22062.  Epub 07-Set-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22062.

Enquadramento:

A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas.

Objetivo:

Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo.

Resultados:

A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia.

Conclusão:

A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.

Palavras-chave : enfermagem; programa educativo; intervenção coronária percutânea; prevenção secundária; intervenção online.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )