serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SCHENKEL, Yan Vinícius de Souza et al. Trajetória e vínculo da equipa multiprofissional no cuidado de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde. []. , serVI, 2, e22033.   01--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22033.

^a

Enquadramento:

A trajetória dos profissionais de saúde e da educação especial que prestam cuidados e atendimento a crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) é desafiadora, exigindo formação específica e a construção de vínculos.

Objetivo:

Conhecer como é constituída a trajetória e o vínculo da equipa multiprofissional que atua com CRIANES numa associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE).

Metodologia:

Estudo descritivo e qualitativo, com 19 profissionais que atuam na clínica e na escola de uma APAE, por meio de entrevista semiestruturada, submetida à análise temática de conteúdo.

Resultados:

Evidencia-se a importância do vínculo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, que o cuidado compartilhado, as vivências, a busca pelo conhecimento e as trocas afetivas fortalecem a relação entre usuários e a equipa multiprofissional.

Conclusão:

A trajetória dos profissionais está alicerçada nos desafios de atuar com esta população. Ao longo do tempo formaram vínculo e sentiram afeto e sensibilidade para o desenvolvimento do seu trabalho. Sugere-se que o processo de formação contemple as singularidades de cuidados requeridos por CRIANES.

^lpt^a

Background:

The trajectory of health and special education professionals delivering care and support to children with special health care needs (CSHCN) is challenging and requires specific training and bonding.

Objective:

To understand the trajectory and bonding of a multi-professional team with CSHCN in an Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE).

Methodology:

This is a descriptive and qualitative study, with 19 professionals working in an APAE clinic and school, using semi-structured interviews submitted to thematic content analysis.

Results:

The evidence shows the relevance of the bond formed with the multi-professional team for the children’s and adolescents’ development and how the shared care, experiences, search for knowledge, and affection exchanges strengthen the relationship between professionals and CSHCN.

Conclusion:

The challenges of working with this population shape the professionals’ trajectories. Over time, they bond with CSHCN and become emotionally attached to them and their work. Including the specificities of special needs-related care in these professionals’ training is recommended.

^len^a

Marco contextual:

La trayectoria de los profesionales sanitarios y de educación especial que prestan cuidados y asistencia a niños y adolescentes con necesidades sanitarias especiales (CRIANES) es un desafío, requiere una formación específica y la construcción de vínculos.

Objetivo:

Conocer cómo está constituida la trayectoria y el vínculo del equipo multiprofesional que trabaja con CRIANES en una asociación de padres y amigos de excepcionales (APAE).

Metodología:

Estudio descriptivo y cualitativo, con 19 profesionales que trabajan en la clínica y en la escuela de una APAE, mediante entrevistas semiestructuradas, sometidas a análisis temático de contenido.

Resultados:

Se observa la importancia del vínculo para el desarrollo de los niños y adolescentes, que el cuidado compartido, las experiencias, la búsqueda de conocimiento y los intercambios afectivos fortalecen la relación entre los usuarios y el equipo multiprofesional.

Conclusión:

La trayectoria de los profesionales se basa en los desafíos de trabajar con esta población. Con el tiempo, formaron vínculos y sintieron afecto y sensibilidad por el desarrollo de su trabajo. Se sugiere que el proceso formativo contemple las singularidades del cuidado requerido por los CRIANES.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )