serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

SCHENKEL, Yan Vinícius de Souza et al. Trajetória e vínculo da equipa multiprofissional no cuidado de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde. []. , serVI, 2, e22033.   01--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22033.

Enquadramento:

A trajetória dos profissionais de saúde e da educação especial que prestam cuidados e atendimento a crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) é desafiadora, exigindo formação específica e a construção de vínculos.

Objetivo:

Conhecer como é constituída a trajetória e o vínculo da equipa multiprofissional que atua com CRIANES numa associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE).

Metodologia:

Estudo descritivo e qualitativo, com 19 profissionais que atuam na clínica e na escola de uma APAE, por meio de entrevista semiestruturada, submetida à análise temática de conteúdo.

Resultados:

Evidencia-se a importância do vínculo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, que o cuidado compartilhado, as vivências, a busca pelo conhecimento e as trocas afetivas fortalecem a relação entre usuários e a equipa multiprofissional.

Conclusão:

A trajetória dos profissionais está alicerçada nos desafios de atuar com esta população. Ao longo do tempo formaram vínculo e sentiram afeto e sensibilidade para o desenvolvimento do seu trabalho. Sugere-se que o processo de formação contemple as singularidades de cuidados requeridos por CRIANES.

: saúde da criança; saúde do adolescente; pessoas com deficiência; acesso aos serviços de saúde.

        · |     · |     · ( pdf )