serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

LIMA, Inês Maria Novais Soares de et al. Competências auto percebidas pelos enfermeiros de família: Controlo e prevenção da infeção por Vírus Imunodeficiência Humana. []. , serVI, 2, e22044.   02--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22044.

Enquadramento:

A infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) constitui um problema de saúde pública. O Enfermeiro de Família desempenha um papel significativo na Prevenção e Controlo da Infeção (PCI).

Objetivo:

Analisar a auto perceção dos enfermeiros face às competências que detêm na PCI por VIH e a sua relação com a formação na área.

Metodologia:

Estudo quantitativo e descritivo-correlacional. Amostra selecionada a partir dos enfermeiros de família da Administração Regional de Saúde do Norte que aceitaram participar no estudo. Utilizou-se um formulário que integrou a ECAPC-VIH_CSP. Recorreu-se à estatística descritiva e inferencial através do IBM SPSS Statistics, versão 25.0.

Resultados:

Os enfermeiros apresentaram um nível medio (M = 4,44 ± 1,24) de auto perceção de competências na PCI por VIH. Os enfermeiros com formação específica apresentam maior perceção da competência.

Conclusão:

Os resultados evidenciam um nível medio de competências na PCI por VIH auto percebidas pelos enfermeiros. Conclui-se da necessidade da formação dos enfermeiros para o desenvolvimento das competências para a qualidade e segurança na PCI por VIH.

: enfermeiras de família; síndrome da imunodeficiência adquirida; perfil de competências de enfermeiros; cuidados de saúde primários.

        · |     · |     · ( pdf )