SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2Flebite associada a cateter venoso periférico e a administração de medicamentos: Análise retrospetiva de incidentesAdvocacy e condições de trabalho na universidade: Estratégia para o empoderamento do docente de enfermagem índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

FERREIRA, Mónica  e  KRAUS, Teresa. Fatores associados às atitudes dos enfermeiros quanto à importância da família nos cuidados de enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22058.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22058.

Enquadramento:

A participação da família nos cuidados potencia ganhos em saúde, sendo a atitude dos enfermeiros, influenciada por múltiplos fatores.

Objetivo:

Conhecer as atitudes dos enfermeiros quanto à importância atribuida à integração das famílias nos cuidados e determinar a relação entre essas atitudes e a idade, habilitações académicas, tempo na carreira, categoria profissional, sentido de vida e sintomatologia depressiva/ansiosa dos enfermeiros.

Metodologia:

Estudo transversal, descritivo-correlacional, realizado com 317 enfermeiros de um Centro Hospitalar da Região Centro de Portugal. Aplicou-se um questionário sociodemográfico, a escala Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem-Atitudes dos Enfermeiros, o Inventário da Saúde Mental e a Escala dos Objetivos de Vida.

Resultados:

A maioria dos participantes documenta atitudes integrativas, sendo as correlações da variável em estudo com os fatores associados, coerentes com o esperado.

Conclusão:

Apesar da maioria dos enfermeiros documentar atitudes inclusivas da família, são os mais velhos, com mais habilitações e tempo na carreira, detentores de categoria profissional mais elevada, com maior extensão de sentido de vida e menor sintomatologia depressiva/ansiosa que mais priorizam o envolvimento da família nos cuidados.

Palavras-chave : enfermeiros; família; atitude; sentido de vida; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )