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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

FARIAS, Sheila Nascimento Pereira de et al. Advocacy e condições de trabalho na universidade: Estratégia para o empoderamento do docente de enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22042.  Epub 04-Ago-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22042.

Enquadramento:

No campo da enfermagem a advocacy procura contribuir no direito à saúde, que se insere no campo dos direitos humanos, pois está intrinsecamente relacionado ao direito de todos a uma vida saudável.

Objetivo:

Analisar a perceção de docentes sobre a advocacy na enfermagem e discutir as estratégias de promoção de advocacy para o trabalhador docente universitário de enfermagem.

Metodologia:

Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa realizado em duas universidades públicas situadas no município do Rio de Janeiro, Brasil. Os participantes foram 14 docentes de enfermagem. Utilizou-se o grupo focal e os dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Destaca-se a advocacy como atividade imperativa para alcançar a defesa dos interesses da categoria profissional, bem como a utilização das mídias como estratégia de divulgação do trabalho da enfermagem, incluindo os docentes de enfermagem.

Conclusão:

A advocacy é uma estratégia de promoção e valorização dos docentes de enfermagem em universidades sendo necessário o investimento nessa estratégia como importante recurso para a promoção da valorização profissional.

Palavras-chave : advocacia em saúde; condições de trabalho; docente de enfermagem, enfermagem.

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