SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2Advocacy e condições de trabalho na universidade: Estratégia para o empoderamento do docente de enfermagemGestão familiar de crianças com condições crónicas: Perspetivas dos cuidadores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

SOUZA, Luciana Marques de et al. Aplicação da Medication Fall Risk Score em doentes com notificação de incidente de queda: Análise retrospetiva. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22087.  Epub 12-Set-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22087.

Enquadramento:

As quedas em contexto hospitalar são eventos adversos frequentes, sendo os medicamentos um importante fator contribuinte.

Objetivo:

Analisar notificações de queda de doentes internados e caracterizar o risco de queda com foco na terapia farmacológica, através da aplicação da Medication Fall Risk Score.

Metodologia:

Estudo observacional, descritivo e retrospetivo realizado num centro hospitalar português. Aplicada a Medication Fall Risk Score, numa amostra de 183 notificações de queda ocorridas no primeiro trimestre de 2021.

Resultados:

A Medication Fall Risk Score identificou 60,6% dos doentes com “sim” para o alto risco de queda. Relativamente à avaliação de risco de queda registada nas notificações com recurso a outra escala, identificou-se que 65,8% dos doentes foram classificados como "baixo risco" ou "sem risco". Desses, 53,9% foram classificados com "sim” para o alto risco através da Medication Fall Risk Score.

Conclusão:

A Medication Fall Risk Score poderá contribuir para melhorar a deteção de doentes com “alto risco” de queda, permitindo uma gestão mais segura dos medicamentos para a prevenção das quedas.

Palavras-chave : acidentes por quedas; tratamento farmacológico; segurança do paciente; gestão de riscos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )