serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

PINTO, Marina Guedes et al. Gestão familiar de crianças com condições crónicas: Perspetivas dos cuidadores. []. , serVI, 2, e22100.   21--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22100.

Enquadramento:

Diferentes estilos de gestão podem modificar o funcionamento familiar, favorecendo ou comprometendo o cuidado das condições crónicas na infância.

Objetivo:

Analisar, na perspetiva do cuidador principal, a gestão familiar em situações que envolvem condições crónicas na infância.

Metodologia:

Estudo qualitativo, orientado pelo Family Management Style Framework, realizado a partir de entrevistas com 38 cuidadores de crianças com condições crónicas, atendidas numa instituição de saúde do sudeste brasileiro. Os dados foram submetidos a análise temática do tipo dedutiva.

Resultados:

A situação da condição crónica é definida como difícil e causadora de sofrimento, exigindo uma reorganização da rotina familiar para atender às exigências da criança. As consequências percebidas expressam perspetivas e receios sobre o futuro e reconhecimento dos resultados dos comportamentos de gestão adotados. foram identificados estilos de gestão como a família ajustada, em adaptação, em luta, em conflito e em espera.

Conclusão:

A capacidade do cuidador principal em gerenciar as necessidades da criança com condição crónica, de forma positiva, depende do acesso aos recursos profissionais, assistenciais e intrafamiliares.

: cuidado de enfermagem; cuidadores; doença crónica; saúde da criança; saúde da família.

        · |     · |     · ( pdf )