SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2Gestión familiar de niños con enfermedades crónicas: Perspectivas de los cuidadoresPrácticas relacionales del personal de enfermería con la familia en una unidad de cuidados intensivos cardíacos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

SAUANE, Sónia Marisa Freixeda  y  MAGALHAES, Carlos Pires. Burnout em enfermeiros do serviço de urgência médico-cirúrgica após a pandemia COVID-19. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22091.  Epub 17-Nov-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22091.

Enquadramento:

O burnout consiste numa síndrome de índole tridimensional, decorrente do exercício de uma atividade profissional.

Objetivos:

Identificar o nível de burnout percecionado pelos enfermeiros do serviço de urgência médico-cirúrgica, após a pandemia COVID-19. Analisar a relação entre as pontuações médias das dimensões do burnout e as variáveis sociodemográficas e profissionais.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, num plano transversal, envolvendo uma amostra de 39 enfermeiros.

Resultados:

A maioria da amostra (51,3%) enquadra-se no nível sem burnout/burnout reduzido, 28,2% no burnout moderado e 20,5% no burnout elevado. No que concerne à pontuação média por dimensão, a mais elevada surge na exaustão emocional, com 2,60 ± 1,35. Constatou-se uma relação estatisticamente significativa em algumas dimensões, como: o sexo, as horas de trabalho diárias, a satisfação no local de trabalho e a perceção do aumento da exaustão decorrente da pandemia.

Conclusão:

As percentagens de burnout moderado e burnout elevado relevam a importância da sua monitorização contínua, visando o planeamento/promoção de estratégias de intervenção combativas adequadas, bem como a sua prevenção.

Palabras clave : burnout; enfermeiros; serviço hospitalar de emergência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )