serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

MACHADO, Ana Rita; ANTUNES, Cristina    IMAGINARIO, Cristina. Práticas relacionais dos enfermeiros com a família numa unidade de cuidados intensivos cardíacos. []. , serVI, 2, e22116.   15--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22116.

Enquadramento:

O cuidado centrado na família é uma abordagem que atende às necessidades e valores de cada família.

Objetivo:

Conhecer a perceção dos enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIC) de um Centro Hospitalar da Zona Norte de Portugal (CHZNP) sobre as Práticas Relacionais dos Enfermeiros com a Família em Unidade de Cuidados Intensivos (PREFUCI).

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal. Amostra constituída por 26 enfermeiros, 65,4% (n = 17) do sexo feminino. Usamos as escalas PREFUCI-Importância e PREFUCI-Frequência.

Resultados:

A prática “Disponibilizar-se para esclarecer dúvidas aos familiares” foi a mais escolhida pelos participantes como Totalmente Importante e implementada Sempre. A média do score global da PREFUCI, obtido através da soma da pontuação dos 15 itens que compõem cada escala foi, 59,5 na escala Importância e 52,69 na escala Frequência.

Conclusão:

Os participantes revelaram uma atitude positiva face à importância das PREFUCI, no entanto, a frequência com que as implementam é moderada, verificando-se uma correlação positiva entre essas duas variáveis, que reflete a necessidade de operacionalização destas práticas.

: enfermagem de cuidados críticos; família; humanização da assistência; relações interpessoais.

        · |     · |     · ( pdf )