SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2Qualidade de vida das pessoas com cancro da próstata: Um modelo de cuidados de enfermagemAcesso de familiares aos conhecimentos para cuidar em casa de criança com gastrostomia: Estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

RODRIGUES, Clara Maria da Noite Cota; AMARAL, António Fernando Salgueiro  e  TAVARES, João Paulo de Almeida. A pessoa dependente, o cuidador familiar e os recursos utilizados: Estudo com famílias clássicas. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22071.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22071.

Enquadramento:

As transições demográficas, epidemiológicas e sociais têm implicações na (in)dependência para o autocuidado.

Objetivo:

Caracterizar o familiar dependente (FD), o Membro Familiar Prestador de Cuidados (MFPC) e os recursos utilizados, no contexto das famílias clássicas.

Metodologia:

Estudo transversal e descritivo. Amostragem de Snowball. Utilizou-se o formulário “Famílias que Integram Dependentes no Autocuidado” em 60 MFPC.

Resultados:

Os FD são maioritariamente do género feminino. Os cuidadores são predominantemente mulheres idosas com baixa escolaridade. Os cuidados mais básicos (e.g. alimentar, dar de beber e vestir são realizados com alguma facilidade pelo MFPC e estão garantidos. Os cuidados com intervenção mais diferenciada, como a realização de exercícios dos membros inferiores e superiores e a estimulação das funções cognitivas não são realizados. O principal recurso utilizado é o centro de saúde.

Conclusão:

Este estudo revela a necessidade do Enfermeiro de Família intervir nos cuidados à família em contexto domiciliário através do ensino e da implementação de cuidados mais diferenciados (reabilitação motora e estimulação cognitiva), assim como, promover a acessibilidade aos cuidados e recursos de saúde.

Palavras-chave : envelhecimento; enfermagem familiar; dependência; autocuidado; cuidadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )