SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2Analisar o autocuidado com a fístula arteriovenosaValidação da escala Nurse-Parent Support Tool para a cultura portuguesa: Confiabilidade e validade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

MAGALHAES, Fernanda Catarina Kuhn et al. Validação do Questionário de Estilos de Vida Pessoal em Estudantes Universitários (PLQ-Universitários). Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e30625.  Epub 29-Fev-2024. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi23.44.30625.

Enquadramento:

Estudantes universitários experimentam diversas situações que podem levá-los à modificação no estilo de vida. A procura de um instrumento de investigação adequado para analisar o estilo de vida desta população justifica-se pela importância desta fase.

Objetivo:

Descrever o processo de validação do Questionário de Estilos de Vida Pessoal em Estudantes Universitários (PLQ-Universitários) em estudantes universitários brasileiros.

Metodologia:

Estudo realizado com 286 universitários(as) brasileiros(as). A confiabilidade do PLQ-Universitários foi analisada pelos itens do coeficiente de correlação de Pearson e coeficiente de correlação intraclasse (CCI). A consistência interna foi analisada pelo alfa de Cronbach da escala total e estabilidade do teste-reteste pelo CCI.

Resultados:

Os valores de alfa de Cronbach para consistência interna foram de 0,686 para homens e de 0,647 para mulheres.

Conclusão:

Este estudo pode ser utilizado para identificar as condutas relacionadas com o estilo de vida dos (as) universitários (as) brasileiro (as).

Palavras-chave : estilo de vida saudável; promoção da saúde; estudo de validação; estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )