serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

FERREIRA, Luís Diogo Melo    TOMAS, Catarina Cardoso. O Burnout, ansiedade e depressão nos enfermeiros em contexto de pandemia por COVID-19. []. , serVI, 2, e30764.   04--2024. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi23.49.30764.

Enquadramento:

A pandemia por COVID-19, acresce aos enfermeiros momentos de insatisfação, tensões emocionais e relacionais, podendo estar relacionadas com o burnout, ansiedade e depressão.

Objetivo:

Avaliar o impacto que a pandemia por COVID-19 teve nos enfermeiros, relativamente ao burnout, ansiedade e depressão.

Metodologia:

Estudo quantitativo descritivo-correlacional e transversal. A amostra não probabilística por conveniência, constituída por 234 enfermeiros de um Hospital dos Açores, sendo aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica/questões gerais, a Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) e o Copenhagen Burnout Inventory (CBI) de forma online e presencial, os dados foram analisados com recurso ao programa SPSS. Todos os aspetos ético-legais foram respeitados.

Resultados:

Identificaram-se a falta e uso prolongado de material de proteção individual, condições de trabalho desfavoráveis, diminuição da realização profissional, medo de contrair a doença e infetar familiares/amigos, isolamento social, relação com os superiores hierárquicos, remuneração inadequada e falta de práticas administrativas.

Conclusão:

O contexto pandémico, em interligação com o contexto social e familiar, levou os enfermeiros a experienciarem sintomas de burnout, ansiedade e depressão.

: burnout; ansiedade; depressão; enfermeiros; pandemia; COVID-19.

        · |     · |     · ( pdf )