serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

LIMA, Juliana de Souza Montenegro et al. Conhecimento da equipa multidisciplinar acerca dos cuidados pós-reanimação neonatal. []. , serVI, 2, e30330.   06--2024. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi23.39.30330.

^a

Enquadramento:

Torna-se imperativo que a equipa multidisciplinar de assistência ao recém-nascido de risco, identifique precocemente riscos para asfixia. Esta deve estar preparada para reanimação cardiopulmonar e cuidados pós-reanimação; com conhecimento teórico, habilidades práticas e ações éticas para minimizar eventos adversos, proporcionando uma assistência segura.

Objetivo:

Avaliar o conhecimento da equipa multidisciplinar acerca dos cuidados ao recém-nascido pós-reanimação.

Metodologia:

Pesquisa transversal, numa unidade neonatal de Fortaleza-CE-Brasil. Aplicou-se um questionário à equipa multiprofissional, selecionada por conveniência, com análise pelo índice de positividade.

Resultados:

Evidenciou-se uma equipa feminina, 30 a 40 anos, com pós-graduação, que presenciou paragem cardiorrespiratória neonatal e fez curso de aperfeiçoamento. Apresentou adequado índice de positividade do conhecimento (99,1%) quanto aos sinais vitais e saturação de oxigénio; conhecimento limítrofe para dosagem de gasometria (71,8%) e sofrível (20,9% a 60,0%) na verificação da pressão venosa central, débito urinário, glicemia e enzimas cardíacas. Sugerem uso de tecnologias duras, apenas um profissional recomenda tecnologias leves/relacionais.

Conclusão:

Necessidade de ações efetivas de qualificação profissional, educação contínua e sensibilização para um olhar holístico ao recém-nascido.

^lpt^a

Background:

The multidisciplinary team caring for at-risk newborns should identify the risk factors for asphyxia early on. The team should be prepared for cardiopulmonary resuscitation and post-resuscitation care and have theoretical knowledge, practical skills, and ethical behaviors to minimize adverse events and provide safe care.

Objective:

To assess the knowledge of the multidisciplinary team about neonatal post-resuscitation care.

Methodology:

Cross-sectional study in a neonatal unit in Fortaleza-CE-Brazil. A questionnaire was administered to the multidisciplinary team, selected by convenience, and analyzed using the positivity index.

Results:

The team consisted mostly of women, aged 30 to 40 years, with a postgraduate degree, who had witnessed neonatal cardiorespiratory arrest and had attended a training course. They had an adequate knowledge positivity index (99.1%) regarding vital signs and oxygen saturation; borderline knowledge of blood gas dosage (71.8%), and poor knowledge (20.9% to 60.0%) about monitoring central venous pressure, urine output, blood glucose, and cardiac enzymes. Participants suggested using hard technologies, with only one professional recommending soft/relational technologies.

Conclusion:

There is a need for effective professional training, continuing education, and awareness-raising interventions to promote a holistic approach to newborn care.

^len^a

Marco contextual:

Es imprescindible que el equipo multidisciplinar que atiende a los recién nacidos de riesgo identifique los riesgos de asfixia de forma precoz. Deben estar preparados para la reanimación cardiopulmonar y los cuidados posteriores a la reanimación; con conocimientos teóricos, habilidades prácticas y acciones éticas para minimizar los eventos adversos y proporcionar cuidados seguros.

Objetivo:

Evaluar los conocimientos del equipo multidisciplinar sobre los cuidados del recién nacido tras la reanimación.

Metodología:

Estudio transversal realizado en una unidad neonatal de Fortaleza-CE-Brasil. Se administró un cuestionario al equipo multiprofesional, seleccionado por conveniencia, y se analizó mediante el índice de positividad.

Resultados:

Se observó un equipo formado por mujeres de entre 30 y 40 años, con titulación de posgrado, que habían presenciado paradas cardiorespiratorias neonatales y habían realizado un curso de formación. Presentaban un índice de positividad de conocimiento adecuado (99,1%) sobre las constantes vitales y la saturación de oxígeno; conocimiento limitado sobre la medición de la gasometría (71,8%) y conocimiento escaso (del 20,9% al 60,0%) sobre la comprobación de la presión venosa central, la diuresis, la glucemia y las enzimas cardiacas. Se sugiere utilizar tecnologías duras, solo un profesional recomienda tecnologías blandas/relacionales.

Conclusión:

Se necesita una formación profesional eficaz, educación continua y sensibilización sobre un enfoque holístico de los recién nacidos.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )