serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

TOLEDO, Bianca Ribeiro de et al. Educação interprofissional e trabalho colaborativo em saúde: Compreensões e vivências de docentes e precetores. []. , serVI, 2, e31042.   08--2024. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi23.57.31042.

^a

Enquadramento:

A formação em saúde tem sido debate em diferentes cenários especialmente pelas mudanças nos modelos de atenção à saúde, sendo a Educação Interprofissional em Saúde uma estratégia afinada para este fim.

Objetivo:

Analisar as visões sobre educação interprofissional e os desafios na mudança do modelo de formação profissional, conforme percebido por docentes e precetores de cursos de saúde numa universidade pública do sul do Brasil, através da participação no Programa de Educação pelo Trabalho (PET) - Saúde Interprofissionalidade.

Metodologia:

Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise temática.

Resultados:

As experiências no programa provocaram novas perceções sobre o trabalho em equipa, colaborativo e uniprofissional destacando a Educação Interprofissional (EIP) como fundamental na formação e trabalho.

Conclusão:

Integrar a colaboração interprofissional na educação é crucial para mudanças curriculares significativas, como visto no Programa de Educação pelo Trabalho (PET). Isso impulsiona o trabalho colaborativo no Sistema Único de Saúde (SUS) através da Educação Interprofissional (EIP), impactando o perfil profissional na saúde.

^lpt^a

Background:

Health training has been debated in different scenarios, especially due to changes in health care models, with Interprofessional Health Education being a strategy tailored for this purpose.

Objective:

To analyze the perception of health teachers and tutors of a public university in southern Brazil about interprofessional education and the challenges for changing the professional training model, based on their experience in the Education through Work Program (PET) - Interprofessional Healthcare.

Methodology:

Qualitative, descriptive-exploratory research, using semi-structured interviews and thematic analysis according to Minayo (2016).

Results:

The experiences in the PET generated new perceptions about teamwork, collaborative work, and uniprofessional work, highlighting Interprofessional Education (IPE) as fundamental in training and work.

Conclusion:

Inserting interprofessional and collaborative work into teaching is fundamental for changes in curricular guidelines, as evidenced by experiences with the PET. Therefore, promoting collaborative work within the Unified Health System (SUS) through IPE becomes a relevant strategy for changing the professional profile in health work.

^len^a

Marco contextual:

La formación sanitaria ha sido objeto de debate en diferentes escenarios, especialmente debido a los cambios en los modelos de atención sanitaria. La Educación Sanitaria Interprofesional es una estrategia adecuada para este fin.

Objetivo:

Analizar las visiones sobre la educación interprofesional y los desafíos en el cambio del modelo de formación profesional, según lo percibido por los profesores y preceptores de cursos sobre salud en una universidad pública en el sur de Brasil, a través de la participación en el Programa de Educación por el Trabajo (PET) - Interprofesionalidad en la Salud.

Metodología:

Investigación cualitativa, descriptiva-exploratoria, mediante entrevistas semiestructuradas y análisis temático.

Resultados:

Las experiencias en el programa han llevado a nuevas percepciones de trabajo en equipo, colaborativo y uniprofesional, entre las que destaca la Educación Interprofesional (EIP) como fundamental en la formación y el trabajo.

Conclusión:

Integrar la colaboración interprofesional en la educación es fundamental para realizar cambios curriculares significativos, como se observa en el Programa de Educación por el Trabajo (PET). Este impulsa el trabajo colaborativo en el Sistema Único de Salud (SUS) a través de la Educación Interprofesional (EIP), lo que repercute en el perfil profesional de la atención sanitaria.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )