serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

TOLEDO, Bianca Ribeiro de et al. Educação interprofissional e trabalho colaborativo em saúde: Compreensões e vivências de docentes e precetores. []. , serVI, 2, e31042.   08--2024. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi23.57.31042.

Enquadramento:

A formação em saúde tem sido debate em diferentes cenários especialmente pelas mudanças nos modelos de atenção à saúde, sendo a Educação Interprofissional em Saúde uma estratégia afinada para este fim.

Objetivo:

Analisar as visões sobre educação interprofissional e os desafios na mudança do modelo de formação profissional, conforme percebido por docentes e precetores de cursos de saúde numa universidade pública do sul do Brasil, através da participação no Programa de Educação pelo Trabalho (PET) - Saúde Interprofissionalidade.

Metodologia:

Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise temática.

Resultados:

As experiências no programa provocaram novas perceções sobre o trabalho em equipa, colaborativo e uniprofissional destacando a Educação Interprofissional (EIP) como fundamental na formação e trabalho.

Conclusão:

Integrar a colaboração interprofissional na educação é crucial para mudanças curriculares significativas, como visto no Programa de Educação pelo Trabalho (PET). Isso impulsiona o trabalho colaborativo no Sistema Único de Saúde (SUS) através da Educação Interprofissional (EIP), impactando o perfil profissional na saúde.

: educação interprofissional; formação profissional em saúde; equipa de trabalho.

        · |     · |     · ( pdf )