SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2Lifelong learning entre los profesionales de enfermería: Retos contemporáneosLa formación en enfermería de rehabilitación en Portugal desde 2006 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

RIVERA-ROJAS, Flérida et al. Análise crítica da teoria da realização do objetivo de Imogene King. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e29335.  Epub 14-Mar-2024. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi23.17.29335.

Enquadramento:

A teoria de realização de objetivos de Imogene King provou ser útil para o desenvolvimento da enfermagem. No entanto, a sua utilização é limitada, o que realça a necessidade de analisar criticamente o seu contributo para a disciplina.

Objetivo:

Analisar criticamente a teoria da realização de objetivos de Imogene King, de acordo com a proposta metodológica de Chinn e Kramer.

Principais tópicos em análise:

Foi efetuada uma análise de acordo com os critérios de reflexão teórica propostos por Chinn e Kramer, que consiste em duas fases: 1) descrição da teoria, considerando o objetivo, conceitos e definições, relações, estrutura e pressupostos; e 2) reflexão crítica, incluindo clareza, simplicidade, generalidade, acessibilidade e relevância.

Conclusão:

A teoria é clara, simples, generalizável, acessível e relevante para a prática profissional. No entanto, tem limitações no seu âmbito de aplicação a doentes incapazes de interagir, e não é parcimoniosa devido à incorporação de muitos conceitos. São necessárias mais provas empíricas para demonstrar a sua utilização na prática.

Palabras clave : teoria de enfermagem; pesquisa em enfermagem; modelos de enfermagem; enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )