serVI 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

CORREIA, Nuno Miguel Catela; BERNARDES, Rafael A.; PAROLA, Vitor Sérgio Oliveira    NEVES, Hugo Leiria. A formação em enfermagem de reabilitação em Portugal desde 2006. []. , serVI, 2, e21141.   14--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21141.

Enquadramento:

Desde o início do século que se verifica uma diminuição da natalidade e maior envelhecimento populacional, existindo mais pessoas com incapacidade e dependência, exigindo cuidados de enfermagem mais especializados.

Objetivo:

Descrever a evolução na formação da especialidade em enfermagem de reabilitação.

Metodologia:

Recolha documental no Diário da República, com análise e interpretação hermenêutica das fontes com referência à especialidade de enfermagem de reabilitação, publicadas desde 2006.

Resultados:

Foram aprovados vários planos de estudo de pós-licenciatura de especialização e mestrado em enfermagem de reabilitação.

Progressivamente, houve inclusão de unidades curriculares como Epidemiologia Estatística e Demografia, Aspetos Psicossociais da Incapacidade, Políticas e Modelos de Cuidados de Saúde e Estágios de Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa com Problemas Oncológicos e em Fim de Vida.

Conclusão:

A formação em enfermagem de reabilitação desenvolveu-se com influência das alterações políticas e sociodemográficas.

Com os avanços tecnológicos, científicos e a evolução dos sistemas de saúde, os cuidados de enfermagem de reabilitação têm evoluído na inovação e formação, com enquadramento legal e nas competências específicas.

: enfermagem; história da enfermagem; enfermagem em reabilitação; educação em enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )