SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2La formación en enfermería de rehabilitación en Portugal desde 2006 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

COSTA, Nuno Couceiro da  y  QUEIROS, Paulo Joaquim Pina. As funções, a formação e a extinção dos sangradores em Portugal. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22060.  Epub 28-Nov-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22060.

Enquadramento:

O século XIX caracteriza-se por profunda alteração no campo assistencial. O higienismo, a bacteriologia, impulsionam a reorganização dos serviços de saúde. Os sangradores, ofício que subsistiu regulado ao longo de quase quatro séculos é oficialmente extinto em 1870.

Objetivos:

Compreender de que forma os sangradores estiveram presentes na sociedade e instituições assistenciais e como o seu lento desaparecimento foi acompanhado pelo desenvolvimento do processo de profissionalização dos enfermeiros em Portugal.

Metodologia:

Inferência histórica com base no levantamento e análise crítica de fontes primárias, como seja um manual coevo e atas dos debates parlamentares; e de fontes secundárias, nomeadamente material editado (artigos, livros, teses), que no seu conjunto levem à produção de uma síntese final interpretativa.

Resultados:

Enquanto perdurou a teoria dos humores, sangrar era remédio para tudo. Com o despertar da nova medicina assiste-se ao ocaso progressivo dos sangradores a partir do final do séc. XVIII.

Conclusão:

O desaparecimento oficial dos sangradores coincide com o acentuar da profissionalização dos enfermeiros, nomeadamente com o surgimento de formação estruturada.

Palabras clave : sangria; enfermeiro; história da enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )