serVI 2  1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

MARQUES, Rita et al. A satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas. []. , serVI, 2, 1, e22024.   26--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22024.

Enquadramento:

As práticas clínicas simuladas, designadas por experiências clínicas simuladas ou simulação, são um processo formativo dinâmico e desafiador que decorre em ambiente controlado com recurso a cenários que recriam a realidade clínica.

Objetivo:

Estudar a satisfação dos estudantes de enfermagem com as práticas clínicas simuladas.

Metodologia:

Estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa, com uma amostra de 223 estudantes de enfermagem. Aplicada a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS), constituída pelas dimensões: prática, cognitiva e realismo.

Resultados:

A satisfação média global com as práticas clínicas simuladas, foi de 7,501 na escala de 1-10. As características sociodemográficas, ano curricular e conteúdos, não foram preditivos da satisfação. Os estudantes apresentam-se em média mais satisfeitos na dimensão cognitiva e menos satisfeitos na dimensão realismo.

Conclusão:

Os estudantes apresentam-se satisfeitos com as práticas clínicas simuladas percecionando a sua importância para a aprendizagem, na aquisição de competências e maior capacidade de resposta no ensino clínico em contexto real. Tal reforça a pertinência do investimento, teórico, científico e prático, nesta estratégia de ensino.

: simulação de paciente; treino por simulação; satisfação pessoal; estudantes; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )