serVI 2  1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283 ISSN 2182-2883

AUGUSTO, Cláudia et al. O impacto do isolamento devido à COVID-19 em estudantes de enfermagem. []. , serVI, 2, 1, e22041.   26--2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22041.

^a

Enquadramento:

A pandemia de COVID-19 exigiu a implementação de medidas de isolamento nos casos de alto risco de doença.

Objetivo:

Avaliar o impacto do isolamento sobre a ansiedade, a satisfação com o apoio percebido, a aprendizagem e o aproveitamento escolar, de estudantes de enfermagem da região norte de Portugal.

Metodologia:

Estudo exploratório e quantitativo, realizado com 56 estudantes em isolamento devido à COVID-19. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento para avaliação da evolução da ansiedade, da satisfação com o apoio percebido, ao nível pedagógico, emocional e do Serviço Nacional de Saúde e do impacto do isolamento na aprendizagem e aproveitamento escolar.

Resultados:

Foram reportados níveis de ansiedade com significado clínico. Foi referido maior satisfação com o apoio da instituição de ensino e menor com o Serviço Nacional de Saúde. A ausência às atividades letivas teve impacto negativo na aprendizagem e no aproveitamento escolar.

Conclusão:

O isolamento dos estudantes teve impacto na ansiedade e na aprendizagem. A saúde mental dos estudantes deve ser promovida pelas instituições de ensino superior.

^lpt^a

Background:

The COVID-19 pandemic demanded isolation measures in cases of high disease risk.

Objective:

To assess the impact of isolation on the anxiety, satisfaction with perceived support, learning and academic achievement of nursing students in the northern region of Portugal.

Methodology:

This exploratory and quantitative study was conducted with 56 students in isolation due to COVID-19. A self-completion questionnaire was applied to assess the evolution of the anxiety, the satisfaction with the perceived support at the pedagogical and emotional levels and from the Serviço Nacional de Saúde (SNS - National Health Service), and the impact of isolation on learning and academic achievement.

Results:

This study observed clinically significant levels of anxiety. The participants expressed greater satisfaction with the support received from the educational institution and less satisfaction with the SNS. The absence from school activities negatively impacted their learning and academic achievement.

Conclusion:

Student isolation impacted anxiety and learning. Higher education institutions must promote students’ mental health.

^len^a

Marco contextual:

La pandemia de COVID-19 requirió la aplicación de medidas de aislamiento en casos de alto riesgo de enfermedad.

Objetivo:

Evaluar el impacto del aislamiento en la ansiedad, la satisfacción con el apoyo recibido, el aprendizaje y el rendimiento académico entre los estudiantes de enfermería de la región norte de Portugal.

Metodología:

Estudio exploratorio y cuantitativo, realizado con 56 estudiantes en aislamiento por COVID-19. Se utilizó un cuestionario de autocumplimentación para evaluar la evolución de la ansiedad, la satisfacción con el apoyo recibido a nivel educativo, emocional y del Sistema Nacional de Salud, y el impacto del aislamiento en el aprendizaje y el rendimiento académico.

Resultados:

Se notificaron niveles de ansiedad con significancia clínica. Se registró una mayor satisfacción con el apoyo de la institución educativa y una menor satisfacción con el Servicio Nacional de Salud. El absentismo escolar tuvo un impacto negativo en el aprendizaje y el rendimiento académico.

Conclusión:

El aislamiento de los estudiantes repercutió en la ansiedad y el aprendizaje. Los centros de enseñanza superior deben promover la salud mental de los estudiantes.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )