SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2  suppl.1Proyecto de mejora continua dirigido al cuidado de la persona con disfagia para promover la implementación de evidenciasPerfil de los niños y adolescentes dependientes de tecnologías sanitarias en una unidad de cuidados intensivos pediátricos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

VENTURA, Carla Aparecida Arena et al. Análise das dimensões do contexto da Organização Mundial da Saúde num conselho municipal de saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, suppl.1, e22032.  Epub 07-Jun-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22032.

Enquadramento:

Estudos sobre a participação social apontam algumas limitações na arquitetura participativa, razão pela qual a Organização Mundial da Saúde desenhou um modelo que enfatiza as dimensões constitutivas para aproximar a sociedade civil e os governos.

Objetivos:

O estudo buscou identificar os elementos que influenciam a participação à luz das dimensões propostas pela Organização Mundial da Saúde.

Metodologia:

Trata-se de estudo de caso, com abordagem qualitativa e transversal, que foi realizado por meio de análise documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas nos anos de 2020 e 2021 com os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de uma cidade brasileira do interior do Estado de São Paulo.

Resultados:

Foram observadas fragilidades nas arquiteturas institucionais do Conselho estudado, tais como o excesso de burocracia, falta de representatividade dos utilizadores, insegurança por parte dos conselheiros nos assuntos económico-financeiros relacionados à saúde do município.

Conclusão:

Conclui-se pela necessidade de fortalecimento da cultura participativa no Conselho Municipal de Saúde estudado, destacando-se a necessidade de divulgação das ações desenvolvidas e reformulação da lógica tecnoburocrática predominante neste ambiente.

Palabras clave : participação social; conselho municipal de saúde; determinantes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )