SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2  suppl.1Projeto de melhoria contínua no cuidado à pessoa com difagia para promover a implementação de evidênciasPerfil de crianças e adolescentes dependentes de tecnologias em saúde numa unidade de terapia intensiva pediátrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

VENTURA, Carla Aparecida Arena et al. Análise das dimensões do contexto da Organização Mundial da Saúde num conselho municipal de saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, suppl.1, e22032.  Epub 07-Jun-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22032.

Enquadramento:

Estudos sobre a participação social apontam algumas limitações na arquitetura participativa, razão pela qual a Organização Mundial da Saúde desenhou um modelo que enfatiza as dimensões constitutivas para aproximar a sociedade civil e os governos.

Objetivos:

O estudo buscou identificar os elementos que influenciam a participação à luz das dimensões propostas pela Organização Mundial da Saúde.

Metodologia:

Trata-se de estudo de caso, com abordagem qualitativa e transversal, que foi realizado por meio de análise documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas nos anos de 2020 e 2021 com os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de uma cidade brasileira do interior do Estado de São Paulo.

Resultados:

Foram observadas fragilidades nas arquiteturas institucionais do Conselho estudado, tais como o excesso de burocracia, falta de representatividade dos utilizadores, insegurança por parte dos conselheiros nos assuntos económico-financeiros relacionados à saúde do município.

Conclusão:

Conclui-se pela necessidade de fortalecimento da cultura participativa no Conselho Municipal de Saúde estudado, destacando-se a necessidade de divulgação das ações desenvolvidas e reformulação da lógica tecnoburocrática predominante neste ambiente.

Palavras-chave : participação social; conselho municipal de saúde; determinantes sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )