SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número2  suppl.1Análisis de las dimensiones del contexto de la Organización Mundial de la Salud en un consejo municipal de saludConstrucción y validación de un modelo de decisión para la canulación de fístulas arteriovenosas en hemodiálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

PAINES, Luana Pinto et al. Perfil de crianças e adolescentes dependentes de tecnologias em saúde numa unidade de terapia intensiva pediátrica. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, suppl.1, e22028.  Epub 13-Jun-2023. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rvi22028.

Enquadramento:

As crianças e adolescentes dependentes de tecnologias em saúde experienciam recorrentes internamentos em unidade de terapia intensiva, o que desencadeia necessidades de acompanhamento para a manutenção da sua saúde.

Objetivo:

Identificar o perfil demográfico e clínico de crianças e adolescentes dependentes de tecnologias em saúde no momento da alta hospitalar de uma unidade de terapia intensiva pediátrica.

Metodologia:

Estudo quantitativo, documental e retrospetivo, desenvolvido a partir de prontuários de crianças/adolescentes dependentes de tecnologia em saúde internados em terapia intensiva pediátrica num hospital escola do sul do Brasil.

Resultados:

Predominância de crianças de até um ano de idade, de etnia branca, do sexo masculino, provenientes do pronto-socorro pediátrico. História pregressa de afeções originadas no período perinatal, utilização de medicação contínua. Predomínio de doenças do aparelho respiratório e malformações congénitas.

Conclusão:

Este grupo constitui-se num desafio para a assistência em saúde. Além do diagnóstico atual, complicações pregressas podem interferir no prognóstico. Sugere-se planear as ações de cuidado, considerando as necessidades das crianças/adolescentes e suas famílias em prol da integralidade do cuidado.

Palabras clave : criança; adolescente; unidade de terapia intensiva pediátrica; doença crónica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )